.

Tive neurite ótica em Julho de 2009, meu caso é um caso diferente, onde a neurite ótica é uma manifestação de Esclerose Multipla ou Doença de Devic. Antes de ter a neurite ótica clássica, eu tive embaçamento e as cores ficaram desbotadas no olho esquerdo, que meses depois apresentou perda súbita da visão, após receber pulsoterapia recuperei parcialmente a visão afetada (perdi toda a visão periférica e recuperei a visão central no olho esquerdo) e mesmo em tratamento e acompanhamento médico tive perda progressiva da visão, que foi estabilizada com uso de pulsoterapia combinada com Ciclofosfamida, porém meu fígado não aguentou tantas pulsoterapias seguidas e tive que parar na 4º infusão.

Perder visão é algo tão forte e marcante que é indescritivel o que sentimos quando abrimos os olhos e não enxergamos nada a nossa frente, é dificil se adaptar com novos padrões de visão e muito mais dificil aprender a ver a vida de outra forma e lidar com o preconceito e a "sensação de pena" que as pessoas demonstram ao saber do nosso problema.

Quando tudo aconteceu, foi como se tivesse tirado o meu chão, fiquei sem ação, sem reação, em estado de choque e confesso jamais passou pela minha mente passar por um momento desse.
Assim que tive a neurite ótica eu recuperei a visão central, porém a visão era desfocada, embaçada e dupla, hoje após ter experimentado perda progressiva da visão, e quase 1 ano depois eu consegui fazer refraçao e ter a visão central melhorada com uso de óculos. A recuperação da visão aconteceu de forma gradual e em 1 ano posso afirmar que em alguns casos deve acontecer recuperação total da visão. (lembrando que perdi toda a periférica,vejam meu campo visual)
Depois da neurite ótica, eu fiquei com a sensação de que iria dormir e acordar sem enxergar, isso é um fantasma, no período que estive internada eu só queria ficar dormindo na esperança de acordar e enxergar normal, mas isso não aconteceu e eu aprendi a viver com o pouco que ficou da visão no olho esquerdo.

Agradeço a Deus pelo neurooftalmo que me acompanha, e que através de exames verificou que estava preste a ter outra neurite ótica só que no olho direito e com isso foi possivel instituir tratamento rapidamente evitando perda da acuidade também no olho direito. E é claro sou eternamente grata pelo apoio da minha família, que estão ao meu lado em todos os piores e melhores momentos.
Bem vindos a um pouquinho da minha vida.

Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de julho de 2010

Neurite Ótica

Neurite Ótica é a inflamação do Nervo Ótico que pode causar perda parcial ou completa da visão. As manifestações mais comuns são:
•Dor Ocular (mais intensa ao movimentar o olho).
•Perda da visão unilateral de forma súbita (raramente bilateral)
•Visão borrada e dupla.
•Visão de cores desbotadas no olho afetado.
É mais comum em mulheres (entre os 20 e 40 anos)
O acompanhamento médico do paciente com neurite ótica, deve ser feito por uma equipe multidisciplinar, composta principalmente por Neurologista e Neuro-Oftalmologista.
Diagnóstico:
O diagnóstico da neurite ótica é feito através de exame físico feiro pelo próprio neurologista que irá avaliar o aspecto do nervo ótico, coloração do nervo ótico, teste de acuidade visual e poderá também solicitar exames mais específicos tais como;
•Campo Visual: Sentamos em um banquinho e devemos olhar dentro da maquina, fixando a visão no ponto central e devemos sinalizar toda vez que vemos algum movimento na tela (pontos de luz), dessa forma é possível o médico avaliar o quanto enxergamos a nossa frente, laterais, pra cima e para baixo. Exame indolor, simples e rápido.
•OCT (Tomografia de Coerência Ótica): é feito em uma máquina que parece aquelas de exame oftalmológicos para fazer refração (teste de visão) e através das imagens obtidas analisam e quantificam a espessura das fibras nervosas, desta forma da para visualizar as fibras nervosas do nervo ótico. Exame indolor, simples de ser feito, para realização deste exame não é necessário nenhum preparo, basta seguir orientações do médico durante o exame.
•Ressonância Magnética de Crânio e Nervo Ótico; para identificar alterações no SNC e Aspecto do Nervo Ótico (Nem sempre paciente que tem neurite ótica apresentam alterações visíveis em resssonância de nervo ótico)
•Liquor Cefalorraquidiano; Coleta de Liquor da Medula Espinal para pesquisa de Bandas Oligoclonais e Eletroforese de Proteinas
•Sorologias e Anticorpos; exames de sangue para excluir outras doenças, hoje temos um exame que esta sendo utilizado como marcador da Doença de Devic a Anti-Aquaporina 4.
•PVE – Pontecial Evocado Visual: Sentamos diante de um computador com eletrodos colocados em ponto estratégicos em nossa cabeça, devemos apenas fixar a visão na tela do computador e com isso é mensurado o quanto de atividade elétrica temos em cada olho que são individualmente avaliados e avaliados ambos ao mesmo tempo. Este exame demora em média 1 hora e é realmente difícil conseguir realizar pelo SUS.
•Exame de fundo de olho, realizado pelos médicos neurologista e oftalmo.

Tratamento:
O tratamento se baseia no uso de corticóide, imediatamente após os primeiros sintomas, podendo diferenciar conforme cada caso. Falarei nos próximos tópicos sobre tratamento e como foi o meu tratamento.

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu tive neurite alguns anos atrás, foi um terror acordar cego, com uma dor terrível na minha cabeça. A cura veio de Deus e o corticoide que usei. Fiz vários exames e o motivo não foi identificado. Att. Dalci

    ResponderExcluir
  3. Boa noite

    meu marido esta internado , hoje ja é o terceiro dia dessa nova crise infelizmente...ele ja teve varias crises e ja nao enxerga mais com a visao direita e nesse momento foi acometida a esquerda, ele faz o tratamento de pulso?terapia usando (solomedrol), e ciclofosfamida. Ninguem merece passar por essa experiencia tanto o doente como os familiares que estao a sua vola, solicito a todoa uma oração e para Deus tudo é possivel.Att Juliana

    ResponderExcluir
  4. Estou com essa tal neurite retrobulbar. mas to quase boa. Após uma semana de dor e cega, tomei o prednisona durante 5 dias. Pulei 1 dia e depois fiz a pulsoterapia durante 3 dias, o que melhorou minha visão em 80%.
    Acredito que tudo é um conjunto: médicos, enfermeiras, família, orações e fé.
    Ainda fico um pouco assustada quando leio sobre o assunto e os efeitos colaterais que tenho com esse remédio. No início dava insônia...agitação, agora dá sono, fraqueza.

    Mas ler um texto com a vista que deu problema eu ainda não consigo, parece que passarão uma borracha em algumas palavras.

    Depois de tantos exames: mapeamento de retina, angiografia, retinografia, PEV, Campo visual manual, raio-x do tórax, ressonância magnética do crânio e da nervo óptico, Liquor Cefalorraquidiano, exames de sangue diversos. Só não fiz o citado aí em cima: OCT.

    Agora preciso decidir se procuro um Neurologista ou um Neuro-oftalmologista. Pois preciso de acompanhamento até chegar a recuperação total e para descobrir a causa e até agora não foi achada (e nem sei se vão achar).

    Boa sorte para todos nós! Vou orar muito por todos que passam por isso, pois a sensação é desanimadora para a vida.

    É importante correr atrás de médicos diversos para confirmar as informações.

    ResponderExcluir
  5. Meu marido teve alta hoje após 4 dias internado com o diagnóstico de neurite óptica. Faz tratamento com metilpredinisolona intravenosa e pulsoterapia. Está em tratamento oral de metilpredinisolona até o dia 14/08/2013. Ainda sem causa específica, vamos aguardar os resultados dos exames médicos para fazer acompanhamento com neurologista. Apesar da angústia da doença e dos efeitos colaterais do tratamento (desorientação, p.ex.), estamos confiantes e com fé que tudo isso é passageiro e que o importante agora é viver bem e feliz, com a graça de Deus! Tenham sempre fé e acreditem que tudo isso passa e que é possível sim ficar curado e voltar a 100% da visão anterior. Felicidades e Saúde a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina, como esta seu marido? Descobriram a causa ? Avaliaram a hipotese de ser doença de Devic ?

      Excluir
  6. Olá a todos,

    Meu nome é Daniel e tenho 58 anos. Estou enviando essa mensagem por computador usando um leitor de telas pois perdi a visão totalmente no olho direito em 2007 e fiquei com apenas 3% no olho esquerdo após tratamento de neovascularização sub-retineana em 2008..

    Todos os exames que vocês mencionam aqui eu fiz e muitos mais. Minha doença até ontem era considerada idiopática, ou seja sem causa conhecida.
    Após 5 anos descobri que tudo estava relacionado à exposição ocupacional a solvente clorado e ao fato de eu ser alto míope.

    Nunca descartem a possibilidade da neurite ou neuro-retinite ter causa tóxica. Até o metanol pode causar o problema e olhos frágeis por doenças comuns como miopia podem complicar a situação.
    É difícil diagnosticar a doença corretamente na hora certa.

    Entrem no link abaixo para mais informações sobre neurite tóxica e a legislação previdenciária:

    http://www.enciclopedia.med.br/wiki/Neurite_%C3%B3ptica

    ResponderExcluir
  7. Fui diagnosticado como Neurite Optica Isquêmica Anterior Não Arterítica, conhecido por NOIA-NA.
    O problema começou dia 17/08/13 com perda parcial da visão direita. O oftalmo local verificou, e disse que não era para ele, fui em um oftalmo mais aparelhado em outra cidade.
    Após vários exames concluiu a inflamação do nervo óptico, encaminhou para neurologista.
    O Neurologista disse que era Idiopática (não procurou nem saber da causa), receitou os remédios padrões dele (Etna, B12 e Isketan).
    Não satisfeito encontrei um neuro óptico, ele procurou o motivo, encontrado baixa pressão sanguínea na madrugada (7 por 4,6), baixíssima, e pediu polissonografia (acusou Apnéia do sono em quantidades grandes, porém sem ocorrer falta de oxigenação no olho), portando o motivo foi encontrado.
    Estou com tratamento, sinto aliviado ter encontrado a causa, para não ocorre a reincidência ou no olho oposto.
    Hoje 2,5 meses depois estou controlando a pressão, a vista continua embaçada (não piorou), estou aguardando melhora, consigo ver longe, porém não consigo ler com este olho.

    Henrique Rodrigues - (045) 9959-7789 Tim

    ResponderExcluir
  8. Eu tive NO em novembro de 2013, ainda estou em tratamento, tenho um histórico de doenças autoimune como psoríase, hj ja se passaram 3 meses e meio e ainda sinto constantes dores de cabeça, dor no fundo do olho, a visão ficou um pouco borrada, porem não piorou, faço acompanhamento com neurologista, oftalmo e reumatologista. Espero em Deus que não tenha Reincidência, pois foi um pesadelo acordar cega.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rossana, como vc está? estou passando pelo mesmo problema e tbm tenho psoríase, gostaria de saber como está hoje.

      Excluir
  9. Eu fui diagnosticado com neurite leve, porém a visão está embassada. O que me intriga é que não tive dor no olho, só uma dor de cabeça forte mas que passou. ainda não se passaram 6 semanas depois que iniciei o tratamento com corticoide, mas um mês já se foi e minha visão continua embassada. Sinceramente não sei o que fazer e nem mais em que acreditar, pois nem mesmo o neurologista consegue dar um diagnóstico. Nos exames de ressonância está tudo normal, no de sangue também, falata sou o tal de liquour.

    ResponderExcluir
  10. alguem que ja usou o meticorten pra me indicar a dosagem. meu marido usa 5mg ao dia mas acho pouco. está usando a uns 15 dias sem melhora alguma

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde! Também tenho Neurite óptica ja fiz exame de ressonância e liquor sem alteração.tenho um grupo de Whatsapp sobre Neurite quem quiser participar
    https://chat.whatsapp.com/LmZLtESFHyj7hr0w31iKu3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://chat.whatsapp.com/LmZLtESFHyj7hr0w31iKu3

      Excluir
    2. Olá, tentei entrar e não consegui...gostaria de compartilhar mais

      Excluir